ESG é a abreviação em inglês de environmental, social and governance, o que se refere à adoção de critérios ambientais, sociais e de governança.
Na realidade são práticas empresariais que priorizam a sustentabilidade, a responsabilidade social e a transparência. Esse conceito está sendo adotado por empresas que buscam desenvolvimento sustentável e a geração de valor.
Na prática é a avaliação do desempenho das organizações organizações não apenas pelo retorno financeiro, mas também por suas ações nos impactos ambientais, sociais e de governança.
O entendimento e a aplicabilidade de critérios ESG pelas empresas brasileiras é, cada vez mais, uma realidade. Atuar de acordo com padrões ESG amplia a competitividade do setor empresarial, seja no mercado interno ou no exterior. No mundo atual, no qual as empresas são acompanhadas de perto pelos seus diversos stakeholders, ESG é a indicação de solidez, custos mais baixos, melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades.
As questões ambientais podem incluir políticas climáticas corporativas, uso de energia, resíduos, poluição, conservação de recursos naturais e tratamento de animais. As considerações podem incluir emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa, gestão de resíduos tóxicos e conformidade com regulamentações ambientais.
Ações esperadas:
Os aspectos sociais consideram o relacionamento da organização com os públicos internos e externos. Uma tendência é uma relação de comprometimento entre a organização, os fornecedores e as suas comunidades no modelo ESG.
O investimento socialmente responsável (SRI) é uma estratégia de investimento que destaca esta faceta do ESG. Os investidores SRI procuram empresas que promovam temas éticos e socialmente conscientes, incluindo diversidade, inclusão, foco na comunidade, justiça social e ética corporativa, além de lutarem contra a discriminação racial, de género e sexual.
Ações esperadas:
Os padrões de governança ESG garantem que uma empresa utilize métodos contábeis precisos e transparentes, busque a integridade e a diversidade na seleção de sua liderança e seja responsável perante os acionistas.
Os investidores ESG podem exigir garantias de que as empresas evitem conflitos de interesses na escolha dos membros dos conselhos ou de seus executivos, não utilizem contribuições políticas para obter tratamento preferencial ou se envolvam em conduta ilegal.
Ações esperadas:
O investimento ambiental, social e de governança (ESG) refere-se a um conjunto de padrões para o comportamento de uma empresa usado por investidores socialmente conscientes para avaliar investimentos potenciais. Empresas que adotam os princípios do ESG tendem a apresentar melhor desempenho a longo prazo e são percebidas como menos arriscadas para os investidores.
O investimento ambiental, social e de governança (ESG) é usado para avaliar investimentos com base em políticas corporativas e para incentivar as empresas a agirem de forma responsável. Muitos fundos mútuos oferecem produtos de investimento que empregam princípios ESG. O investimento ESG também pode ajudar as carteiras a evitar a participação de empresas envolvidas em práticas arriscadas ou antiéticas.
Assine a nossa newsletter e receba novas informações em primeira mão.